ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 31º

Momento Saúde Bucal

Hoje vamos falar sobre tratamento de canal

Por Marco Polo Siebra (*) | 17/04/2024 10:44

O tratamento de canal, também conhecido como endodontia, é necessário quando a polpa do dente, que é a parte interna, que contêm tecidos nervosos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo, está danificada ou infectada. Isso pode ocorrer devido a cáries profundas, fraturas dentárias, trauma físico ou outras lesões. Quando a polpa está comprometida, pode causar dor intensa, sensibilidade ao calor e ao frio, inchaço na área ao redor do dente e até mesmo formação de abscesso.

Nem todos os dentes precisam de tratamento de canal, pois depende da extensão do dano à polpa. Alguns fatores que determinam se um dente precisa de tratamento de canal incluem:

  1. Cárie profunda: Quando a polpa do dente está danificada ou infeccionada devido a uma cárie profunda.

  2. Após vários procedimentos odontológicos no mesmo dente: Às vezes, procedimentos anteriores podem afetar a saúde da polpa do dente.

  3. Rachadura ou trinca no dente: Se houver uma rachadura ou trinca no dente que comprometa a polpa.

  4. Lesão no dente: Traumas como mastigar gelo, ou pancadas ou acidentes que danificam a polpa do dente.

  5. Sintomas: Dor persistente, sensibilidade ao calor e ao frio, inchaço e sensibilidade à pressão são sinais de que a polpa pode estar comprometida e requer tratamento.

O dentista deve avaliar os sintomas e solicita exames de raio-X para confirmar o diagnóstico e verificar a extensão do dano e da infecção no dente. O tratamento de canal é realizado em várias etapas:

  1. Abertura do dente: O dentista faz uma abertura na parte superior do dente para remover a cárie e possa acessar a polpa dentária.

  2. Remoção da polpa do dente: A polpa é removida, e os canais do dente são limpos e desinfetados.

  3. Preenchimento e selagem do canal: O canal é preenchido com um material inerte para evitar contato com a saliva.

  4. Obturação do dente: Uma obturação é colocada para tapar a abertura do dente e evitar que ele se quebre.

O tratamento de canal é um procedimento cirúrgico realizado com anestesia local. O tempo de tratamento varia de pessoa para pessoa, e a obturação pode ser temporária ou permanente, dependendo da extensão do dano no dente. É importante procurar um dentista se você apresentar sintomas como dor intensa ao mastigar, inchaço na gengiva, ou no rosto ou no pescoço, dor de dente que aumenta com alimentos quentes ou frios e formação de um buraco no dente.

Não faça a automedicação em caso de dor procure imediatamente um dentista, isso pode salvar seu dente do canal.

E aí gostaram dessas informações?? então compartilhem, e se tiver alguma dúvida, me manda um direct no meu Instagram @marcopolosiebra que terei o maior prazer em te ajudar.

Um forte abraço até o próximo vídeo.

(*) Marco Polo Siebra é odontólogo há mais de 30 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Especialista em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS; Presidente da Liga de Neurociência da Febracis Pós-graduações; Coordenador de um Grupo de Apoio para familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. Hoje tem como principal missão e propósito de vida impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus sonhos e objetivos em todas as áreas da vida.

Nos siga no Google Notícias